Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado com caminhada

A concentração será na Praça de Fátima, a partir das 8h
 Uma das principais dicas a qualquer pessoa que tenha conhecimento da situação de trabalho infantil é sempre denunciar

Imperatriz - Dia 12 de Junho também é reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. E, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar e potencializar as ações de combate ao trabalho infantilem Imperatriz e região, a Prefeitura de Imperatriz por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realiza hoje (10) uma caminhada pelo Centro Comercial da cidade. A concentração será na Praça de Fátima, a partir das 8h.

Como para muitas pessoas o caráter do trabalho infantil é desconhecido, a ação visa ainda esclarecer que trabalho infantil é qualquer atividade remunerada realizada por crianças com idade inferior a 16 anos, exceto no caso do programa menor aprendiz. As principais atividades exercidas estão em âmbito de trabalho doméstico, na agricultura familiar, atividades ilícitas: tráfico de drogas e prostituição, e como ambulantes.

O coordenador do SCFV, Odair lima, revela que em Imperatriz o índice de crianças exercendo trabalho remunerado é baixo, porém as ações de prevenção precisam ser colocadas em prática. “Atualmente, depois da gestão do governo Madeira é notável que quase não há mais crianças trabalhando nas ruas de Imperatriz. Isso se deve ao trabalho intensificado pelas políticas públicas em prol da criança e do adolescente. E para mantermos os índices baixos precisamos mobilizar a sociedade e combater com ações educativas”, disse.

O trabalho infantil é uma violação dos direitos da criança e do adolescente, que impossibilita a maturação de forma natural e espontânea, além de limitar a socialização, a convivência familiar, os estudos e o lazer.



Comente com o Facebook: