Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Trânsito recebe investimentos em Imperatriz



Imperatriz - A frota de veículos em circulação praticamente dobrou nestes últimos anos em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, decorrente do crescimento da economia e da renda da população da maior cidade do interior do Estado.

Para enfrentar essa situação, a Prefeitura investiu na recuperação e asfaltamento de ruas e avenidas da cidade, além de abrir novas vias e outras medidas para melhorar, disciplinar, dar mais fluidez ao trânsito e facilitar o acesso aos serviços. Um trânsito melhor torna a cidade mais tranquila e mais segura.

Na gestão do prefeito Sebastião Madeira [2009-2016], a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) investiu no reforço da sinalização vertical e na instalação de novos conjuntos semafóricos na região central e bairros da cidade.

“A sinalização vertical de regulamentação tem por finalidade transmitir aos usuários as condições de proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbana”, explica o secretário de Trânsito, Pedro Barros dos Santos, o capitão Barros.

Segundo ele, placas de regulamentação foram confeccionadas e implantadas pela Setran em praticamente na maioria das ruas e avenidas do centro e dos bairros da cidade, visando orientar os motoristas sobre condições e restrições de uso.

Também foram instaladas em diversos pontos da cidade placas indicativas, principalmente nas avenidas Ceará, Bernardo Sayão, Santa Tereza, Dorgival Pinheiro de Sousa, rua Iracema e na marginal da rodovia BR-010 com a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Entroncamento.

A Setran reforçou ainda a sinalização horizontal, a chamada “demarcação viária”, que serve para controle, advertência e orientação ou informação dos motoristas, incluindo a revitalização das faixas de travessia de pedestre, linhas de retenção e linhas de estímulo e redução de velocidade.

“Nós ainda viabilizamos a delimitação e controle de estacionamento ou parada com a finalidade de proporcionar o controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e/ou parada de veículos na via”, explica o secretário capitão Barros, ao reforçar o compromisso da gestão Madeira com a melhoria da sinalização viária das ruas e avenidas de Imperatriz.

Acessibilidade – Ele informou ainda que o órgão de trânsito disciplinou com “símbolo indicativo” os locais de estacionamento de veículos que transportam ou sejam conduzidos por pessoas portadoras de deficiência físicas. Foram instaladas placas preferências em frente a instituições bancárias, órgãos públicos, hospitais e farmácias.

Outra grande conquista, segundo aponta o capitão Barros, implantada ainda na gestão do ex-secretário José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar foi à mudança de sentido de circulação de vias, inclusive com implantação de sinalização horizontal e vertical.

Ele enumera, de acordo com dado estatístico elaborado pela Setran, a mudança ocorrida na rua Bahia que passou a ser sentido único da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa à Avenida Bernardo Sayão.


Comente com o Facebook: