Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Comitê instala Comitê contra o Caixa "2" em Imperatriz

Em seguida, foi ministrado um seminário sobre Direito Eleitoral

            A OAB Subseção Imperatriz recebeu a Itinerância Eleitoral da Seccional Maranhão, que realizou o lançamento do Comitê de Combate ao Caixa 02 no município. A atividade faz parte de uma ação conjunta que visa fiscalizar e receber denúncias de irregularidades nas campanhas municipais, garantindo, dessa maneira, eleições mais limpas.

            Fizeram parte da solenidade de lançamento a diretoria da OAB Imperatriz, representada pelo presidente, Heleno Mota, e a vice, Celma Baiano, o secretário geral da OAB-MA, Adailton Bezerra, representando o presidente, Thiago Diaz, além de autoridades do poder legislativo e judiciário.

Para trazer as novidades implementadas pela minirreforma eleitoral, logo após o lançamento houve um seminário sobre a temática. Um dos palestrantes foi o advogado e presidente da comissão de Juizados Especiais da OAB-MA, Mauro Ferreira. Segundo ele, este ano serão aplicadas as leis de 2013, que não entrou em vigor nas eleições gerais de 2014, e a reforma empreendida em 2015.

Mauro afirma, ainda, que todos devem estar atentos para as novas regras, principalmente os advogados e representantes do Ministério Público. De acordo com o advogado, os candidatos que estiverem dentro da regularidade terão vantagem. “As novidades trazidas vão limitar por demais as ações de candidatura de cada candidato, cada pré-candidato. Portanto, aquele que souber das regras, vai sair, e muito, na frente da disputa eleitoral”,

                Campanha
            A campanha de combate ao Caixa 02 é  fruto de uma parceria do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

            No Maranhão, a OAB instalará 15 comitês, que atuarão diretamente no pleito deste ano. Os comitês serão responsáveis por receber denúncias via telefone, pelo WhatsApp da Cidadania (98 99140 26 21), e, também, em canais online, como o site da Seccional Maranhense (www.oabma.org.br) e pelo e-mail cidadania@oabma.org.br. Até agora, já foram criados filiais do comitê nas cidades de Timon, Codó, Caxias e Imperatriz.



Comente com o Facebook: