Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Unidade Móvel de Oncologia atende moradores do bairro Beira-Rio


Imperatriz - A exposição excessiva ao sol pode provocar o envelhecimento precoce e o surgimento do câncer de pele neste período de veraneio em Imperatriz. O alerta é do médico oncologista Gumercindo Filho, da Unidade Móvel de Oncologia, que está prestando atendimento à comunidade do Bairro Beira-rio.

“Vai começar agora a Praia do Cacau, período de veraneio que as pessoas se expõem mais ao sol, principalmente as crianças, fato que iremos enfatizar mais essa prevenção desse tipo de câncer, sendo o mais comum entre homens e mulheres”, disse ele, ao enumerar que existe uma estimativa para esse ano de mais de 175 mil novos casos de câncer de pele no Brasil.

Ele aconselha que “se a pessoa apresentar lesões ou suspeitas de câncer de pele na fase inicial deve procurar imediatamente atendimento na Unidade Móvel de Oncologia no setor Beira-rio”. “Os procedimentos iniciais são a realização de exames e biopsia para detectar na fase inicial”, frisa.

O médico Gumercindo Milhomem explica que uma das missões da Unidade Móvel de Oncologia é de identificar, ainda na fase inicial, o diagnóstico de câncer no paciente. 

Segundo ele, o município já realizou mais de 400 procedimentos de câncer de pele desde o surgimento do projeto da unidade móvel em 2013. “Desse percentual, 50% dos casos foram resolvidos na própria unidade móvel, sem a necessidade de internação do paciente, com a realização de uma pequena cirurgia com a retida da lesão. E, posteriormente, o tratamento no centro de saúde Três Poderes”, conta.


Documentação – O médico informou ainda que a comunidade do bairro Beira-rio poderão se deslocar até a Unidade Móvel levando um documento de identificação [carteira de identidade ou CNH] e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Comente com o Facebook: