Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Rio Tocantins está três metros abaixo de zero



Imperatriz – O superintendente de Proteção e Defesa Civil, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, informou ontem à reportagem que o nível do rio Tocantins está com 3,33 centímetros abaixo de zero, fato considerado bastante preocupante para navegação de médias e grandes embarcações.

Segundo ele, os técnicos do órgão estão realizando constantemente monitoramento do nível do rio com objetivo de alertar os clubes náuticos, colônias de pescadores e à comunidade ribeirinha em Imperatriz.

“O rio continua num estágio de nível muito baixo com o surgimento de vários pontos com pedrais e barrancos de areia, onde a pessoa chega a caminhar em alguns locais com água baixo do joelho”, lamenta ele, que manifestou preocupação com o problema que começou a causar diversos transtornos à população, como por exemplo, inviabilizando a navegação de várias embarcações.

Chico do Planalto observa que a medição está sendo feita no leito do rio utilizando como parâmetro os pilares centrais da ponte Dom Afonso Felipe Gregory que está com mais de 2 metros e 20 centímetros abaixo do nível normal.

O superintendente diz ainda que monitora a vazão da usina hidrelétrica de Estreito (Ceste) que está com 750 metros cúbicos por segundo, faltando muito pouco para concretizar a meta de 744 metros cúbicos.

Ele assinala que o maior impacto da baixa do rio Tocantins se verifica entre as cidades de Tocantinópolis, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão, com a grande quantidade de pedrais e barracos de areia que impossibilitou a utilização da balsa para a travessia de veículos.







Comente com o Facebook: