Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Saúde realiza atendimentos na Praça de Fátima em parceria com Rotary Clube


Imperatriz - A ação foi no último final de semana, e consistiu em orientações e realização de exames para diagnóstico das hepatites virais. Em parceria com o Rotary Clube de Imperatriz que lançou uma campanha para erradicação da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou com sua equipe do Programa Municipal de Controle da Hepatite mais de 200 testes rápido.

Os atendimentos foram realizados no sábado e no domingo e contou com a participação de todos os servidores do Programa. Foi realizado testagem para hepatite C e panfletagem com distribuição de preservativos e materiais educativos. Segundo explica a coordenadora do Programa, Lusivania Sousa, a testagem para hepatite B não foi disponibilizada por questão de logística.

“O resultado do teste rápido para hepatite C sai em 15 minutos, enquanto que o teste para hepatite B saí somente em 30min. Como estávamos fazendo atendimento em Praça Pública, tivemos esse cuidado em disponibilizar o mais rápido, para atender um número maior de pessoas, haja vista que quem passa nesses locais está indo resolver alguma coisa no Centro Comercial e geralmente tem pressa”, esclarece Lusivânia.

Contudo, a secretária de Saúde, Conceição Madeira, acrescenta que ações como essas ampliam os trabalhos realizados pela Secretaria de Saúde no combate a doença.

“Nós disponibilizamos atendimento diariamente na sede do Programa lá no Complexo de Saúde, inclusive com realização de testes todos os dias, mas nestas ações, pessoas que ainda não se atentou para o aparato que ele pode ter acesso dentro da Rede Pública de Saúde, passam a conhecer o Programa e percebem que em Imperatriz ele tem toda assistência necessária no que concerne ao diagnóstico e tratamento das hepatites”, destaca a secretária.

Quanto a esse atendimento, vale ressaltar que de segunda a sexta, das 14h às 16h a SEMUS disponibiliza gratuitamente a realização dos testes no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. Em casos de resultados positivos, o paciente já é encaminhado ao médico e ao psicólogo que dão seguimento ao tratamento no Programa Hepatites Virais. Os pacientes em tratamentosão acompanhados em todo o processo de realização de exames, consultas e administração dos medicamentos.

Comente com o Facebook: