Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

14° Salimp: começam os preparativos para o Salão do Livro de Imperatriz

Acadêmicos em reunião tratam de vários temas, principalmente
a realização do SALIMP. (Foto: Livaldo Fregona)

         Imperatriz - Nos últimos dois anos a Academia Imperatrizense de Letras – AIL perdeu um excelente parceiro na realização das edições do Salão do Livro de Imperatriz – SALIMP. Primeiro, o apoio da Eletrobras, em face à crise política e financeira que passa a empresa, e este ano, o lamentável apoio da Prefeitura Municipal de Imperatriz, parceira em todos os anos dos dois mandatos do prefeito Sebastião Madeira.

         O prefeito de Imperatriz, que sempre foi mais que um parceiro, mas um aliado, um incentivador na realização do maior evento literário do Maranhão foi claro quando disse que a Prefeitura não tinha condições de ser uma das patrocinadoras do Salimp.

         A diretoria da Academia, por sua vez, compreendeu a justificativa do chefe do executivo municipal, a quem tem, como um dos principais apreciadores dos livros.

         A Academia Imperatrizense de Letras, por intermédio da coordenação do evento, está contando com o apoio decisivo do Governo do Estado do Maranhão; da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz – ACII, e de empresas, as quais estão sendo contatadas e se comprometem a se tornar parceiras do SALIMP. A Academia conta com o decisivo apoio do deputado estadual Marco Aurélio Azevedo.

         Mesmo diante das dificuldades, a coordenação-geral e as demais Comissões estão se reunindo todas as terças-feiras, buscando patrocínio e formatando quadros tradicionais do SALIMP, como o Soletrando, sob a coordenação dos acadêmicos Itaerço Bezerra, Agostinho Noleto, Arnaldo Monteiro e Edna Ventura. O quadro Gincana Cultural, mais uma vez será comandado pelo acadêmico Zeca Tocantins.

         Desde o ano passado, o Festival de Música de Imperatriz – FMI, também foi incorporado ao SALIMP e se realizará nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na Arena Multicultural, sob a coordenação de Zeca Tocantins. As inscrições do festival, do Soletrando e da Gincana Cultural estão abertas e os diretores de escolas e interessados em participar do festival podem fazer suas inscrições na sede da Academia, no período da tarde.

         O presidente da AIL, Luiz Carlos Porto, tem se empenhado ao lado da diretoria no sentido de viabilizar recursos para a realização do 14º SALIMP, considerado o maior evento literário do Maranhão. Escritores de renome nacional, bem como artistas nacionalmente conhecidos estão sendo contatados para prestigiarem e dar mais brilho ao evento que se realizará no período de 26 de novembro a 4 de dezembro, no Centro de Convenções de Imperatriz. [Domingos Cezar]


          
          

         

Comente com o Facebook: