Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Canal “Saúde na Estrada” mostrará bons resultados da saúde de Imperatriz


A TV está mostrando o bom funcionamento de projetos vinculados ao SUS. Consultório na Rua e Unidade Móvel Oncológica foram os escolhidos do Maranhão a serem exibidos no Programa
Equipe de TV do "Canal Saúde" grava reportagem sobre os avanços da saúde de Imperatriz
          Durante essa semana a equipe de TV do Canal Saúde na Estrada, ligada a Fundação Oswaldo Cruz, está em Imperatriz acompanhando o trabalho da Unidade Móvel Oncológica e do Consultório na Rua. As gravações iniciaram na segunda feira (17) e seguem até sexta feira (21). Os programas foram escolhidos pela produção da TV em função dos bons resultados apresentados pelo trabalho desenvolvido desde quando foram implantados no município.

         Segundo o produtor, Geraldo Borowski, sua equipe viaja por todo o Brasil em busca de experiências bem sucedidas no SUS. “Nós levamos em consideração a própria experiência dentro do SUS, buscando projetos diferenciados, que desenvolva as boas práticas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pelos resultados alcançados junto ao seu público alvo; sempre priorizando os profissionais envolvidos e os usuários beneficiados”, informa Borowski.
         No Maranhão, a Unidade Móvel e o Consultório na Rua são os primeiros projetos a serem mostrados no canal Saúde na Estrada que tem abrangência nacional. Vale ressaltar que além do nosso Estado, na região Norte/Nordeste em 2016 foram mostradas experiências da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Tocantins.

          “A gente viaja o Brasil inteiro, em busca de projetos bem sucedidos dentro da Rede SUS, então nós descobrimos a existência dessa Unidade Móvel e do Consultório na Rua de Imperatriz, e viemos atestar o funcionamento destes serviços, e pelo que já conversamos com alguns usuários, são realmente projetos que tem levado melhorias na qualidade de vidas das pessoas”, diz o repórter do canal Saúde, Eduardo Souza.

 Canal Saúde - é uma emissora de televisão do Sistema Público de Saúde (SUS), sediada na Fundação Oswaldo Cruz. Em atividade há 20 anos, está no ar diariamente, das 8h às 24h, com produções próprias e em parceria com produtores independentes e outras instituições. Com um espaço próprio de transmissão, abrange o país todo através de antena parabólica, Web TV diretamente no site http://www.canal.fiocruz.br/, na TV aberta digital pelo canal 2.4 para Brasília e Rio de Janeiro e 3.4 em São Paulo, além canais parceiros (http://www.canal.fiocruz.br/como-assistir/ ). Os programas veiculados no Canal Saúde são produzidos com o propósito de alcançar públicos variados com conteúdos específicos sobre políticas públicas, medicina, cidadania, tecnologia, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros. 

Unidade Móvel – Os pacientes atendidos na Unidade Móvel que tem diagnósticos suspeito já passam pelo especialista automaticamente, sem a necessidade de ir atrás de marcação de consulta. Os exames complementares também já são marcados e autorizados pela equipe da Unidade Móvel que dar sequencia ao atendimento que o usuário necessita. Vale ainda ressaltar, segundo Vilenice, que o paciente diagnosticado com câncer por meio da Unidade Oncológica inicia o tratamento bem antes do tempo determinado por lei (no máximo 60 dias após o diagnóstico), o que possibilita maiores chances de cura do paciente “que tem se demonstrado contente com nosso atendimento!”, destaca a coordena­­dora. [Maria Almeida]

Comente com o Facebook: