Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Davinópolis debaterá planos municipais de saneamento básico e de resíduos sólidos

 
O secretário de Meio Ambiente, Antonio Ronandre (centro), destaca importância
da elaboração do plano de gestão integrada de resíduos sólidos
Davinópolis – O município de Davinópolis pretende iniciar ainda neste ano a construção do plano de gestão integrada de resíduos sólidos. A informação foi prestada à reportagem pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Ronandre Leite Mota.

“Esse plano é pressuposto com o de resíduos sólidos, culminando com a implantação do aterro sanitário, necessidade considerada urgente do município, cujo prazo legal se impõe”, explicou ele, que ressalta a dificuldade financeira da prefeitura, mas que trabalha para consolidar os planos municipais considerados de suma importância para comunidade de Davinópolis.

Ronandre compreende que “a implantação dessa política proporciona um grande avanço na questão da coleta seletiva e a destinação dos resíduos sólidos, inclusive na melhoria da saúde pública”.

Ele observa que a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) é condição necessária para os Municípios terem acesso aos recursos da União, destinados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos.

Para municípios com população total inferior a vinte mil habitantes, como é o caso de Davinópolis, o PGIRS tem conteúdo simplificado, conforme estabelecido pelo Decreto 7.404/2010 que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS.

“O reaproveitamento desses resíduos sólidos gera, comprovadamente, renda à comunidade que lida a coleta seletiva, gerando também melhoria no setor da saúde”, disse ele, que defende a realização de uma ampla campanha de conscientização da população em parceria com os demais órgãos do governo municipal.

Antonio Ronandre defende a parceria e o envolvimento das secretarias municipais de Saúde, de Infraestrutura e de Educação no projeto de difusão do projeto de coleta seletiva em Davinópolis. “O município crescerá em melhoria de qualidade vida e renda, sobretudo nos indicadores de saúde”, conclui.


Comente com o Facebook: