Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Equoterapia é oferecido gratuitamente em Imperatriz

Programa é uma referência na gestão Madeira
O Equoterapia é uma parceria da Prefeitura de Imperatriz e do Sinrural

O programa beneficia adultos em crianças em Imperatriz

A Equoterapia beneficia a população com mais de trezentos atendimentos por mês. Desde que foi implantado em 2008, o programa tem levado saúde e esperança de dias melhores aos moradores de Imperatriz e de algumas cidades circunvizinhas.
Ao visitar a sede do Programa, no Parque de Exposição Lourenço Vieira da Silva, e conversar com alguns familiares dos beneficiados, é possível perceber a importância do método para o desenvolvimento dos participantes.
Em entrevista, a mãe de Mauricío – morador da Bela Vista, povoado de São Miguel, no Tocantins, -- e que em decorrência de um acidente perdeu todos os seus movimentos, fala emocionada do atendimento que está recebendo no programa. 
“Cada movimento aqui representa uma vitória, Maurício tem três filhos, sofreu um acidente há 4 anos e nove meses, e quando saiu do hospital mexia apenas com os olhos, hoje com a ajuda da Equoterapia ele já monta e se equilibra no cavalo sozinho”, relata Sebastiana Trindade, ao contar a história de seu filho que aos 26 anos luta para recuperar seus movimentos por meio das sessões de equoterapia e de fisioterapias.
Maurício começou a fazer parte do Programa, há pouco mais de dois meses, e assim como ele, há vários exemplos, como o adolescente Fernando que começou a participar da Equoterapia há 8 anos – quando mal montava no cavalo e hoje já consegue galopar sozinho.
“Para nós foi uma evolução muito grande, o Fernando é autista, e tinha sérios problemas de relacionamento, coordenação psicomotora e na própria fala, hoje com a prática da equoterapia ele já monta sozinho, melhorou no comportamento, já consegue se relacionar melhor, e inclusive consegue conversar soltando frases, porque antes só falava palavras e olhe lá”, comemora o pai do adolescente, Fernando Gonçalves, ao reconhecer o trabalho da Prefeitura em manter o Programa.
A equoterapia é desenvolvida pela Prefeitura em parceria com o Sinrural e funciona diariamente.


Comente com o Facebook: