Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Vacina contra o HPV: saiba o que ela pode prevenir nos meninos

Cerca de 150 mil garotos com 12 ou 13 anos receberão a vacina no Maranhão. Além do HPV, a vacina previne contra alguns tipos de câncer

 
Em 2017 chegou a vez dos garotos receberem a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). No Maranhão, cerca de 150 mil meninos de 12 ou 13 anos de idade serão vacinados. De acordo com a oncologista Kellen Cristina, médica do Centro de Tratamento de Câncer – Oncoradium, não existe diferença dessa vacina para a que foi aplicada nas meninas anteriormente.

A vacina previne a infecção do HPV, que é relacionado a uma doença sexualmente transmissível, chamada Condiloma Aculminado, que são verrugas genitais. Além dessa indisposição relacionada ao vírus, a vacina previne contra alguns tipos de câncer.

“Nas mulheres a vacina previne o câncer de colo de útero, de cabeça e pescoço e de canal anal; nos homens previne também o de canal anal, cabeça e pescoço, além do câncer de pênis”, explica a oncologista.

O câncer peniano é o mais frequente nas regiões norte e nordeste, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca e geralmente atinge homens a partir dos 50 anos de idade. Está também relacionado diretamente com má higiene íntima.

Os últimos dados divulgados mostram que até o ano de 2013, 396 homens haviam sido mortos pelo câncer de pênis.


Comente com o Facebook: