Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Maio cinza: sintomas do câncer cerebral podem ser confundidos


De acordo com radioterapeuta da Oncoradium, a doença pode ser confundida com outras e por isso é importante procurar um médico caso persista os sintomas



O Maio Cinza é a campanha dedicada em todo o Brasil à conscientização e prevenção contra o câncer cerebral. O radioterapeuta do Centro de Tratamento do Câncer – Oncoradium, Ricardo Nakamura, alerta que os sintomas dessa doença são semelhantes aos de outras, como o AVC, e por isso é importante recorrer ao auxílio médico caso o paciente sinta alguns dos sintomas.

Segundo o médico, o câncer cerebral é acompanhado de fortes e persistentes dores de cabeças, convulsão, perda de alguma função neurológica (dificuldade de falar, fraqueza de algum membro, surdez, perda do paladar, prejuízos oculares) e confusão/alteração mental.

“Alguns fatores de risco [para desenvolver a doença] já são conhecidos, como aumento da idade ou radioterapia prévia, e também algumas raras doenças como Neurofibromatose tipo 1 e 2, Doença de von Hippel-Lindau,  Esclerose Tuberosa, Retinoblastoma e Síndrome de Li-Fraumeni. Trabalhadores rurais e da indústria petroquímica também devem redobrar seus cuidados”, explica Ricardo Nakamura.

Prevenção – Para prevenir o câncer cerebral, os trabalhadores rurais e da indústria petroquímica devem utilizar proteção intensa contra os agrotóxicos, fertilizantes e demais materiais.

Informações divulgadas em 2011 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam também para o uso de aparelhos celulares. O radioterapeuta da Oncoradium explica: “É um fator de risco que ainda está em análise. Os campos eletromagnéticos de radiofrequência  são possíveis carcinogênicos para humanos. As pessoas devem reduzir até que estudos melhores e mais conclusivos sejam publicados.”.

Dependendo do grau da doença, o paciente pode ser diagnosticado de oito meses de vida (alto grau) ou mesmo alcançar a cura quando os tumores são benignos. O Centro de Tratamento de Câncer atende paciente com as doenças com sessões com cirurgia, químio ou radioterapia, dependendo do caso.



Comente com o Facebook: