Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Oncoradium recebe certificação de qualidade em tratamento de Câncer em Imperatriz

A certificação garante que o aparelho utilizado no tratamento do paciente com câncer seja realizado com qualidade e eficiência


O Centro de Tratamento do Câncer – Oncoradium de Imperatriz recebeu esta semana certificação que garante qualidade da máquina utilizada na radioterapia oferecida ao paciente com câncer. O resultado faz parte da ação realizada pelo Instituto Nacional do Câncer – INCA no Programa de Qualidade em Radioterapia (PQRT), que avalia todas as instituições nacionais do setor.

O objetivo da certificação é atuar junto a todas as instituições, preferencialmente as que atendem ao SUS, realizando medidas de controle de qualidade, para que cada uma, de acordo com seu estágio tecnológico, proporcione a seus pacientes a aplicação desse tipo de terapia com qualidade e eficiência.

De acordo com o radioterapeuta membro do corpo de médicos da Oncoradium, Ricardo Nakamura, “o órgão responsável solicitou a auditoria da nossa máquina e passamos na avaliação. Essa certificação é importante para que a população entenda que nossa máquina está adequada conforme diversas normas, inclusive internacionais. Por isso o tratamento oferecido é seguro e eficiente”.

De acordo com material divulgado pelo INCA, Em cada equipamento são verificados 11 parâmetros relativos à segurança, 16 relativos aos aspectos mecânicos e elétricos e 10 de natureza dosimétrica. Cada parâmetro avaliado tem um intervalo de desvio aceitável, segundo o protocolo Tecdoc-1151, da Agência Internacional de Energia Atômica.

A radioterapia é um dos recursos terapêuticos mais importantes no tratamento do câncer e a avaliação da qualidade dos serviços nesta área é estratégica para a atenção oncológica.


Comente com o Facebook: