Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

José Moreira morre em Goiânia


Publicitário foi um dos pioneiros da comunicação em Imperatriz; em 1975 (25 de dezembro), entrava no ar a primeira emissora de tv da cidade e a primeira do interior do Maranhão, a TV Imperatriz

Raimundo Primeiro

Em razão de complicações pós-cirúrgica no coração, morreu, em Goiânia (GO), nesta quarta-feira (9), o publicitário José Moreira.

Moreirinha, como era mais conhecido, foi um dos responsáveis pela implantação do sistema de comunicação em Imperatriz. José Moreira também foi apresentador de telejornal. Atuou na TV Karajás. Na época, portanto, um multimídia.

O eletrotécnico Francisco Ramos, trouxe para a cidade, fruto de árduo trabalho, o sinal de televisão. Assim, os imperatrizenses tiveram acesso a um dos mais importantes meios de informação e entretenimento da história: a televisão.

Eles contaram com a colaboração de mais uma pessoa: Osvaldo Nascimento integrou a equipe que conseguiu fazer com que os imperatrizenses assistissem programações da Rede Globo (Rio de Janeiro) e da TV Tupi (São Paulo). Os programas vinham via fitas VHS. Só o “Jornal Nacional” era transmitido por satélite. Portanto, um trabalho de fôlego, de pioneirismo, de desbravadores.

As adversidades foram enormes, principalmente a falta de conexão com os grandes centros, diante da distância e das condições inacessíveis das estradas, que, à época, dificultavam a logística, fazendo demorar a vinda dos equipamentos que culminariam com a implantação do sistema de televisão na principal cidade do interior maranhense. Imperatriz aflorava potencial no âmbito da comunicação televisiva.

Moreirinha ajudou Ramos a instalar a TV Tropical, criada em 1978, por meio de uma sociedade firmada com o empresário Raimundo Cabeludo, hoje proprietário do Sistema Nativa de Comunicação, formado pela Rádio Nativa FM (99,5) e pela TV Nativa, Canal 13, afilada da Record TV, e Antônio Rodrigues de Byma Junior, mais conhecido por Bayma Jr, ex-interventor estadual na Prefeitura de Imperatriz, em 1973, em razão da cassação do mandato do prefeito José do Espírito Santos Xavier.

Comente com o Facebook: