Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Semana de Trânsito mobiliza estudantes e motoristas com palestras educativas em Imperatriz

Campanha conscientiza o cidadão de sua responsabilidade no trânsito

Palestras de conscientização foram intensificadas desde segunda-feira (18) pelo núcleo de “Educação para o Trânsito” do município, que mobiliza motoristas para que contribuam com a criação de ambiente favorável e ao compromisso com a “valorização da vida”. A programação é alusiva a Semana Nacional de Trânsito, que trabalha o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.
Médico Alexsandro Freitas, do SAMU, alerta sobre os riscos de acidentes no trânsito 


Na Uemasul, as palestras foram proferidas pelo médico Alexsandro Freitas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – e do instrutor Edilberto Wagner, da concessionária Motoca. Os dois abordaram o tema “Acidente de Trânsito”.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, assinala que a campanha é desenvolvida em parceria com diversos órgãos, tais como Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM) e a iniciativa privada através da Motoca.
O secretário Leandro Braga abriu a Semana Nacional de Trânsito, na UEMASUL, em Imperatriz

Segundo ele, palestras estão sendo realizadas diariamente nas escolas, universidades e empresas, conscientizando o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança em Imperatriz.

Leandro Braga anunciou ainda que a programação prevê a realização no próximo sábado, 23, às 16h, apresentação de peça teatral na praça de alimentação do Imperial Shopping, bem como blitz educativa na segunda-feira, 25, às 9h, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa em frente à loja Economia.

“Vamos colocar em diversos pontos da cidade carros envolvidos em acidentes de trânsito, visando alertar os motoristas sobre os riscos de sinistros, a necessidade de redobrar os cuidados e a conscientização no trânsito”, informou.

Acadêmicos assistiram a palestras sobre a "Semana Nacional de Trânsito", na UEMASUL

A coordenadora de “Educação para o Trânsito”, Teresinha Miranda, ressalta que a campanha prioriza a conscientização da sociedade com palestras, distribuição de panfletos, apresentação teatral, de vídeos e blitz em vias públicas. “Já temos palestras agendadas até o começo do mês de outubro, inclusive em várias empresas da cidade”, disse.

Ele observa ainda que a campanha inclui ações da “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”, e avalia que, no trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. “O motorista precisa saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, concluiu.

Comente com o Facebook: