Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Faculdade Pitágoras inaugura Horto Medicinal

Evento será hoje à noite, com palestra ministrada pela responsável pelo Programa “Farmácia Viva”, do Governo do Maranhão, Kalinne Bezerra Costa

Raimundo Primeiro

Com a palestra da doutora Kalynne Bezerra Costa, a Faculdade Pitágoras de Imperatriz inaugura, às 19h30 desta terça-feira (21), o Projeto Horto Medicinal do Curso de Farmácia da instituição.

No evento, Kalynne Bezerra Costa, responsável pelo Programa “Farmácia Viva”, desenvolvido pelo Governo do Estado do Maranhão, explicará como fazer uso correto das plantas medicinais, posologia, interações medicamentosas e prescrições.

O Projeto do Horto Medicinal da Faculdade Pitágoras de Imperatriz tem como objetivo promover o cultivo de plantas medicinais regionais, buscando respectivamente o reconhecimento e a utilização das mesmas pela população como fonte medicamentosa.

“Como diz o educador Paulo Freire, a ação humana tem a ver com um conjunto de práticas cotidianas responsáveis, pois, ao refletimos a conjuntura da saúde no país, revelando a desigualdade social como um dos fatores que impedem o acesso à saúde, nos sensibilizamos no sentido de colocar em prática um trabalho com a medicina popular, criando canais de acesso com baixo custo de eficácia”, afirma a professora Laysa Paloma Vieira Castro, coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Imperatriz.

O horto será utilizado pelos alunos e pelas pessoas que residem nas proximidades da Faculdade Pitágoras, “mostrando para eles a importância do uso correto das plantas medicinais”, destaca Laysa Paloma, reforçando o convite para participação da comunidade imperatrizense no evento, inclusive a imprensa, visando melhor difundir o projeto junto aos diversos setores da população.

Implantado recentemente em Imperatriz, o Programa Fitoterápico “Farmácia Viva” integra o Sistema de Saúde Pública do Município, preconizando o uso racional das plantas medicinais, incorporando conhecimentos populares e científicos.

FIQUE POR DENTRO
A Fitoterapia ou o uso das plantas medicinais como prática terapêutica vem desde a antiguidade, onde egípcios, chineses e muitos outros povos, já usavam e catalogavam as plantas para cura e alívio de males. Até hoje, tais saberes são repassados de geração a geração, por mestres raizeiros, além da população, por meio da tradição oral e do acúmulo de conhecimentos específicos, como prática de saúde preventiva, curativa e terapêutica.

O QUE É: Inauguração Horto Medicinal
Palestra com Kalynne Bezerra Costa, do Programa “Farmácia Viva”
DATA: 21 de novembro, às 19h30
ONDE: Faculdade Pitágoras, rua Monte Castelo, 161 – Centro, Imperatriz
INFORMAÇÕES: (99) 2101-6000



Comente com o Facebook: