Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Feiras de artesanato valorizam produção artística local

Praças Brasil e de Fátima tornam-se referências para comercialização de trabalho manual

Imperatriz tem crescido e se desenvolvido na economia, com geração de emprego e renda, e em diversas áreas como a cultura. Em dezembro, os espaços públicos recebem decoração especial da Prefeitura de Imperatriz e as praças de Fátima e Brasil, sediam as feiras de artesanato. Iniciativa proporciona maior divulgação dos trabalhos e produtos dos artesãos.

Elisalva Pereira, integrante da Associação de Artesãos de Imperatriz, Assari, destaca que a feira é uma forma da população conhecer e valorizar a produção artística e cultural da cidade. “Estamos organizando um projeto e teremos parceria dos governos do Estado e da Prefeitura para reformar nosso Centro de Artesanato. Já estivemos em contato com a primeira-dama, Janaina Ramos, que nos ofereceu apoio e sugeriu que nossa feira seja itinerante. Vamos montar um calendário para o próximo ano".

Sobre o aquecimento da economia e geração de lucros, Rosiane Gomes, presidente da Associação dos Artesãos da Praça Brasil, afirma que a “feira proporciona mais renda, na medida que os artesãos passam a ter maior visibilidade em vários espaços".

Realizada há 10 anos, das 8h às 22h,  até o dia 24 de dezembro, a Feira da Praça de Fátima é organizada pela Assari e oferece produtos como tapete, bonecas de pano, cadernos decorados, panos de prato e laços para cabelo. Das 8h às 18h, os produtos oferecidos na Praça Brasil incluem telemensagens, floricultura, cestas de café da manhã, tapetes, toalhas, panos de prato, flores, mudas e enfeites pra jardim.

Com mais de 70 pessoas regularmente associadas, a Assari foi fundada em 1998, oferecendo capacitação para a melhoria da qualidade e quantidade da produção artesanal local, expondo produtos também no Centro de Artesanato, na Rua Urbano Santos ao lado da Academia de Letras. (Luana Barros)


Comente com o Facebook: