Vereador Pedro Gomes comemora recuperação da rua Euclides da Cunha

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Secretários de agricultura participam de fórum para fortalecer a produção no Estado



O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), promoveu na tarde de segunda-feira (18) a primeira Reunião dos Fóruns Regionais de Secretários Municipais de Agricultura do Maranhão. A reunião contou com a participação de 30 secretários integrantes dos fóruns das regiões do Munim, Baixada, Pindaré, Itapecuru, Baixo Parnaíba, Mearim, Cocais, Sertão Maranhense e Metropolitana.

Na ocasião, foi discutida a municipalização da agricultura no Estado, que trata de uma demanda conjunta de todos os fóruns de secretários municipais que são realizados. Nesse sentido, como forma de auxiliar os municípios nesta questão, a Sagrima realizou uma reunião para discutir o assunto e foi definido que será feita uma carta assinada por todos os secretários municipais de agricultura presentes no evento.

Na oportunidade, o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, destacou o empenho do governador Flávio Dino em auxiliar os municípios no desenvolvimento da agricultura e apresentou os principais programas desenvolvidos a partir da Sagrima, como: Agropolos, Mais Produção e Mais Sementes.

“Estamos trabalhando muito pelo Maranhão, apesar de todas as circunstâncias, estamos progredindo bastante, avançando nas cadeias produtivas, aumentando a produção maranhense e a renda dos produtores. Estamos, cada dia mais, mostrando o potencial produtivo que o Maranhão possui e esse contato direto com as Secretarias Municipais de Agricultura, além de muito positivo, é imprescindível para que continuemos alcançando bons resultados”, declarou

Durante o evento, também foi renovada a parceria entre a Sagrima e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que garante assistência técnica e gerencial aos produtores assistidos pelo programa Mais Produção, em todas as regiões do Maranhão.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, destacou o trabalho desenvolvido no estado e que precisa da união de todos. “Reunimos este fórum com os secretários de agricultura dos municípios com a intenção de continuar fortalecendo o setor produtivo do Maranhão, a partir de uma estratégia de desenvolvimento das potencialidades de cada município”, comentou.

Ao longo da reunião, os secretários puderam debater e sugerir ações baseadas nas especificidades de cada região, podendo assim, auxiliar o governo a atingir as necessidades de cada município. 

Para o secretário municipal de Agricultura de São Luís, Ivaldo Rodrigues, a iniciativa da gestão estadual é essencial para o fortalecimento da agricultura. “É muito importante que através deste fórum nós secretários possamos consolidar uma política forte de agricultura para o Estado, por meio de um grande debate com secretários de diversas regiões”, informou.

Comente com o Facebook: